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psico

pedagogia

escola Crianças

A Psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana em padrões considerados normais ou patológicos e seu objetivo é suprir a demanda dos problemas de aprendizagem. Aborda o processo de aprendizagem da pessoa, verificando como ela aprende; como sua aprendizagem se diversifica e como se produzem determinadas alterações na sua aprendizagem, a fim de identificá-las, analisá-las, tratá-las e preveni-las. Atende às questões da aprendizagem ao longo da vida, buscando intervir significativamente nas condições apresentadas por crianças, adolescentes, adultos e idosos.

A aprendizagem envolve um processo de informações nos aspectos cognitivo, pedagógico, emocional, sócio-afetivo, neurológico e psicomotor. Sendo assim, o psicopedagogo atua intervindo e mediando neste processo, com o propósito de integrar as áreas de conhecimento e auxiliar a pessoa a construir e reconstruir o aprender.

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

A Avaliação Psicopedagógica trata-se da investigação do processo de aprendizagem da pessoa, objetivando compreender a origem dos problemas do não-aprender no contexto individual, familiar e escolar.

Uma Avaliação Psicopedagógica inicia-se a partir da queixa de professores, pais ou responsáveis, ou ainda, pelo encaminhamento de outros profissionais, tais como: pediatra, psicólogo, fonoaudiólogo, oftalmologista, neurologista, etc.

intervenção psicopedagógica

A Intervenção Psicopedagógica trata-se de metodologias específicas e fundamentadas que propõem estimular, motivar e mobilizar estruturas cognitivas que favoreçam a aprendizagem conforme condições apresentadas quanto ao não-aprender da pessoa, incluindo ela mesma, a família, a escola e demais ambientes aos quais esteja vinculada, com o propósito de gerar mudanças que alterem consideravelmente a situação apresentada.

INSTRUMEnTOS DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICOS

Os instrumentos de intervenção psicopedagógicos são requeridos e planejados de acordo com o olhar profissional e as necessidades da pessoa mediante condições apresentadas para o não-aprender.

O atendimento (de intervenção) é envolvido por jogos e atividades específicos. Esta maneira de intervir (na aprendizagem), pretende que a pessoa mobilize estruturas cognitivas por meio de ações que a estimulem e a motivem integralmente, considerando, também, padrões psicomotores e socioafetivos – essenciais ao processo de aprendizagem, à formação da personalidade, à superação de dificuldades e ao aprimoramento de conhecimentos.

PSICOPEDAGOGa

Patricia.jfif
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PATRICIA DE SOUZA MARTINS

Pós-graduada em Psicopedagogia com experiência nas áreas clínica e institucional, especialmente com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e condições especiais.

Pedagoga atuando na gestão e coordenação escolar da Educação Infantil (creche e pré-escola) e dos Ensinos Fundamental e Médio.

Educadora Física especialista na área escolar e em atendimentos personalizados para reabilitação física e psicomotricidade.

Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental com formação no Magistério, desde 1991.

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