Como cuidar da minha voz?

Sabemos que a Voz é o um dos instrumentos de trabalho mais importantes para um bom desempenho do professor em sala de aula. Não só em aulas presenciais, mas como nas aulas on line. O uso adequado dessa ferramenta garante conforto e funcionalidade durante as aulas e bem estar após realizá-las. Sendo assim, existem alguns cuidados que você professor deve ter com a manutenção e o uso de sua Voz. Vamos a eles:

POSTURA

A postura errada de cabeça, pescoço e tronco leva a uma tensão desequilibrada da laringe e também das pregas vocais, além da diminuição do movimento do diafragma (músculo de base dos pulmões). Quando estiver sentada você deve manter a coluna ereta, não cruzar as pernas, não pender o pescoço para os lados e as mãos devem estar posicionadas confortavelmente enquanto você fala, para que não haja tensão na região do pescoço.

 

VESTUÁRIO

Evite usar cintos, faixas e cintas elásticas muito apertados para que não comprimam o músculo diafragma, além de golas, gravatas, colares, lenços também apertados, pois eles podem comprimir a laringe e, consequentemente, as pregas vocais.

 

TEMPERATURA

Tenha cuidado com a temperatura de sua sala. O uso de ar condicionado pode afetar o trato respiratório, devido à baixa temperatura e o declínio da umidade do ar. Em casos assim, a produção da voz será realizada com esforço e tensão. Para evitar essa situação ingira água constantemente para hidratação das pregas vocais. Quando hidratadas elas ficam com maior mobilidade. Em situações de aulas on line, você pode deixar um umidificador ligado no ambiente em que você está, por alguns minutos (em torno de 10), apenas para que a umidade do ar seja elevada. E não esqueça do consumo da água.

 

ALERGIAS, SINUSITE e RINITE

Esses quadros podem afetar significativamente a produção e acúmulo de secreção na região orofaríngea, o que leva ao estímulo de pigarro e tosse, hábito que causa atrito nas cordas vocais, além de inchaço na região do trato vocal. Se você apresenta um desses quadros procure um otorrinolaringologista para tratamento específico.

 

 

ALIMENTAÇÃO

Antes de dar aulas evite ingerir:

- alimentos que contenham muita gordura e condimentados, eles dificultam a digestão e a movimentação do diafragma na respiração.

- alimentos em temperaturas muito quente ou muito gelado, para que não ocorra um choque térmico e consequentemente a produção intensa de secreção e inchaço no trato vocal.

- evitar chocolate, leite e derivados, pois estes aumentam a secreção do muco no trato vocal, produzindo o pigarro.

- se possível ingira ao menos um pedaço de maçã antes de dar aulas. Ela possui propriedades adstringentes que ajudam na limpeza da boca e faringe, melhorando a ressonância da voz.

 

COMO SABER SE TENHO UM PROBLEMA DE VOZ?

Observe se você tem apresentado constantemente alguns dos sintomas:

- irritação na garganta

- rouquidão

- cansaço ao falar

- pigarro ou tosse

- voz fraca

- perda da voz

- dor ao falar

- sensação de corpo estranho

- tensão na muscular cervical

Lembre-se você é o maior cuidador de sua Voz, não esqueça de zelar por ela com dedicação e atenção aos hábitos vocais que você adquiriu ao longo de sua vida. Ao menor sinal de alterações, como as citadas acima, procure um especialista e faça uma orientação.

 

Thais Inocêncio Pires

Fonoaudióloga

Mestre em linguagem PUC/SP

CRFa. 9741

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2020 por Nobbre

horário de funcionamento

Segunda a sexta

08h às 20h

Sábado

08h às 13h

contato

Endereço:

R Silvestre Vasconcelos de Oliveira Calmon, 190
Edifício Center III Sala 505
Guarulhos - São Paulo